Falcão, Tandara, Etiene Medeiros, Yago, Flávia Saraiva e Verônica Hipólito são embaixadores da Liga NESCAU® 2020, que se tornou a maior competição esportiva estudantil do Brasil ao migrar 100% para o ambiente digital
Falcão é o maior jogador de futsal de todos os tempos. Tandara tem uma medalha de ouro olímpica no vôlei. Etiene Medeiros é a primeira mulher brasileira campeã mundial de natação. Yago é considerado uma das maiores revelações do basquete nacional da década de 2010. Flávia Saraiva acumula sete títulos em Copas do Mundo de ginástica. Verônica Hipólito é tricampeã pan-americana e campeã mundial no atletismo paralímpico. Seis atletas de renome. Seis modalidades. Um objetivo. Incentivar crianças a praticar esporte, especialmente diante de um quadro de isolamento em função da pandemia.
Falcão, Tandara, Etiene, Yago, Flávia e Verônica são embaixadores da Liga NESCAU® 2020, que se tornou a maior competição esportiva estudantil do Brasil ao migrar 100% para o ambiente digital. “Fazer a competição on-line foi uma necessidade para oferecer atividade física para as crianças e isso acabou ampliando horizontes, permitindo atingir todos os pontos do país. E isso foi extremamente necessário nesse momento. Eu tenho uma filha de cinco anos, a Maria Clara, e mesmo ainda não tendo idade para participar, ela quer fazer as atividades da Liga. Afinal, eles têm muita energia e não é fácil ficarem parados dentro de casa”, comenta Tandara.
Em função da impossibilidade de promover disputas presenciais, como nos anos anteriores, a Liga NESCAU® 2020 criou um modelo com adaptações para que os esportes pudessem ser praticados em casa. A mecânica é simples: as crianças gravam vídeos mostrando as atividades físicas e depois enviam para o site oficial do evento. Após a avaliação dos árbitros, os melhores avançam para as fases finais e são exibidos em programas no site oficial do evento (www.liganescau.com.br/). Como as exibições ao vivo são sempre aos sábados, o nome escolhido foi Sabaday e o último programa será neste sábado (12).
Para desenvolver a nova estrutura e transformar a Liga NESCAU®, a Nestlé investiu R$ 5 milhões. O retorno, tem sido acima das expectativas, como explica Abner Bezerra, Head de Marketing de NESCAU® e Bebidas da Nestlé Brasil. “Estamos finalizando os resultados alcançados e temos certeza que conseguimos envolver não só as crianças e jovens, mas famílias inteiras em torno da atividade física neste momento difícil”, avalia. E completa. “Outro fator importante para esse engajamento foi apostar em modalidades diferenciadas, como ballet e passinho. Trazer a dança para Liga ampliou nossos horizontes, ainda mais agora que o breakdance está incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Paris/2024”.
72% das crianças no sofá – A Liga NESCAU® é realizada desde 2015. No ano passado, reuniu mais de 13 mil crianças e jovens em modalidades individuais e coletivas nos estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Com a pandemia, o evento esteve ameaçado. Uma das motivações para criar o modelo digital veio dos resultados alarmantes de uma pesquisa. Estudo apontou que 72% das crianças não praticaram atividade física durante o período de isolamento. Uma alternativa para mudar esse cenário seria aliar tecnologia e diversão, com uma dose de competitividade para tirar meninos e meninas do sofá.
O estudo foi realizado pelo C.Lab, o laboratório interno de pesquisas da Nestlé, intitulado “As crianças e o isolamento social – Como a pandemia está impactando as crianças“. Ouviu 500 famílias em diferentes regiões do país, entre 29 de setembro a 01 de outubro, e ajudou a balizar a reformulação da Liga NESCAU®. Entre os principais sentimentos identificados nas crianças estão ansiedade (57%), tédio (53%), preguiça (38%) e solidão (22%). “Ao propor atividades esportivas e lúdicas, com um propósito participativo e competitivo, conseguimos unir essa garotada, mesmo que, neste momento, virtualmente”, acredita Abner Bezerra.
A competição, que é destinada a meninos e meninas de 8 a 16 anos e será até 12 de dezembro, traz 15 modalidades, nove convencionais (atletismo, ballet, basquete, futebol, ginástica, judô, skate, vôlei e xadrez) e quatro adaptadas (ginástica, futebol, basquete e ballet), além de dois desafios que serão tanto individuais como para toda a família, com dança, futmesa, badminton, tênis de mesa, torcida em casa, boxe, bocha, entre outros.
Essa diversidade é uma das armas para despertar os interesses das crianças em casa. Nesse contexto, a inclusão da dança foi um diferencial. Além da competição e desafios, os Sabadays contaram com aulas de profissionais da área, como Arielle Macedo e Flávio Verne, coreógrafos das popstars brasileiras Anitta e Pabllo Vittar, respectivamente.
Complexo esportivo digital – O acesso aos conteúdos estão na Vila Esportiva NESCAU®, espaço virtual que simula um complexo de arenas esportivas, onde estão todas as informações sobre cada modalidade. Construída pela marca de achocolatados da Nestlé especialmente para a competição de 2020, permite navegação em 3D e interatividade para toda a família. Para ser totalmente inclusiva, a plataforma possui uma interface adaptada para crianças com necessidades especiais, com conteúdo em libras e áudio descrição.
Além dos vídeos das crianças, a Vila Esportiva NESCAU® reúne uma série de conteúdos educacionais, como dicas de práticas esportivas, curiosidades e depoimentos dos seis embaixadores. Falcão, por exemplo, praticou diversas modalidades, como judô, basquete, xadrez e skate. “Tenho que contar um segredo. Eu tinha skate quando era moleque, mas eu tinha medo de andar e cair. E confesso que tentei jogar xadrez uma vez e não entendi. A Liga NESCAU® me deu a oportunidade de voltar a ter contato com essas e outras modalidades e até dança passinho eu fiz. Mas usei uma bola para fazer os movimentos com ritmo e não passar vergonha. Por isso, recomento muito que as crianças pratiquem seu esporte predileto, mas não deixem de fazer outros esportes também”, afirma Falcão.
Abner Bezerra explica que a Liga on-line é um caminho sem volta e que, no futuro, a ideia é integrar as disputas presencias e virtuais. “Transformar a Liga NESCAU® em um evento digital já era um desejo da marca, mas, em 2020, o desejo se transformou em realidade. E, em três meses, transformamos um evento 100% físico em 100% digital. Acredito que, no final, teremos alcance expressivo, incluindo não apenas as crianças que competem diretamente, mas amigos e familiares que participam desse processo e também das atividades extras. Queremos que meninos e meninas e todas as idades possam se manter ativos mesmo estando em casa, porque entendemos que não há barreiras para o incentivo ao esporte”, completa.